TV Brasil: Filmes que serão exibidos de 23/10/2023 a 29/10/2023

(Divulgação/TV Brasil)

Confira a lista de filmes que serão exibidos na TV Brasil entre os dias 23 e 29 de outubro. A emissora exibirá filmes de drama, comédia e outros gêneros.

Segunda, 23 de outubro
Sessão Família: Big Pai, Big Filho
16h00 

Título original: The Son of Bigfoot. País: Bélgica, França. Ano: 2017. Gênero: Animação. Direção: Jeremy Degruson, Ben Stassen.

Adam, um garoto de 13 anos que não tem muitos amigos, parte em uma jornada ousada para desvendar o mistério por trás de seu pai, há muito desaparecido. Ele rapidamente descobre que seu pai não é outro senão o lendário Pé Grande, que se escondeu na floresta por anos para proteger a si mesmo e sua família da HairCo., uma empresa de grande porte ansiosa para realizar experimentos científicos com seu DNA especial. 

Enquanto pai e filho começam a recuperar o tempo perdido, Adam logo descobre que ele também é dotado de super poderes inimagináveis. Porém, mal sabem eles que a HairCo. está prestes a encontrá-los, pois descobriu os rastros deixados por Adam ao longo do caminho. 

Reprise92 min.
Classificação indicativa: Livre 

— 

Segunda, 23 de outubro
Cine Resenha: Hoje eu Quero Voltar Sozinho
21h00 / 03h00 (madrugada de segunda, dia 23/10, para terça, 24/10) e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Drama. Direção e roteiro: Daniel Ribeiro. Produção: Daniel Ribeiro e Diana Almeida. Direção de fotografia: Pierre de Kerchove. Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim. 

Leonardo é um adolescente cego superprotegido pela mãe em busca de sua independência. Com a chegada de Gabriel, o novo aluno da escola, aos poucos a vida do jovem começa a mudar. Passando pela descoberta da sexualidade, ele precisa lidar com os ciúmes da melhor amiga Giovanna e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo, além de ter que enfrentar o bullying dos colegas. 

Inédito. 96 min.
Classificação indicativa: 12 anos 

—  

Terça, 24 de outubro
Sessão Família: A Menina no País das Maravilhas 

16h00

Título original: Phoebe in Wonderland. País: Estados Unidos. Ano: 2008. Gênero: Drama. Direção: Daniel Barnz. Elenco: Elle Fanning, Felicity Huffman, Bill Pullman, Emily Blunt, Patricia Clarkson e Max Baker. 

A jovem Phoebe Lichten (Elle Fanning) sonha em participar da peça “Alice no País das Maravilhas”, que será encenada na sua escola, mas a menina é sempre rejeitada pelos colegas de turma. 

O comportamento de Phoebe piora a cada dia, o que deixa seus pais – Hillary (Felicity Huffman) e Peter (Bill Pullman) – preocupados por não compreenderem a filha. 

Eles tentam ajudá-la, mas a garota se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. Agora, Phoebe terá que enfrentar um duro, doloroso e emocionante processo de autodescoberta e transformação pessoal. 

Reprise96 min.
Classificação indicativa: 12 anos 

— 

Quarta, 25 de outubro
Sessão Família: Peter Pan – À Procura do Livro do Nunca
16h00 

Título original: Peter Pan: The Quest for the Never Book. País: Irlanda. Ano: 2018. Gênero: Animação, Fantasia, Infantil. Direção: Chandrasekaran, Jake Paque. 

O terrível Capitão Gancho ataca mais uma vez e rouba o Livro do Nunca, um tomo muito antigo que contém poderes mágicos. Ele deseja usá-lo para despertar terríveis criaturas na Terra do Nunca e destruir Peter Pan e seus amigos. Agora, Peter precisa mais uma vez salvar seu lar, sendo que a única forma de realizar esta tarefa é cumprindo com a profecia descrita no poderoso livro. 

O dia mais longo do ano finalmente chegou na Terra do Nunca. As festividades já começaram e as comemorações estão em andamento. Para todos se divertirem, os jogos foram organizados para os meninos perdidos. 

Cansado de derrotas, o Capitão Gancho percebe que essa ocasião pode virar a seu favor. Ele cria uma teia de planos perversos para fazer Peter Pan e seus amigos se renderem. O trapaceiro decide interferir nos perigos que espreitam nos pântanos amaldiçoados e no templo dourado. 

Determinado a não ser derrotado, o vilão parece estar um passo à frente de Peter Pan neste momento. Então o filme revela o que poderia acontecer se finalmente o Capitão Gancho descobrisse uma maneira de destruir os voadores Sininho e Peter Pan. 

Reprise90 min.
Classificação indicativa: Livre 

— 

Quinta, 26 de outubro
Sessão Família: Muppets do Espaço  

16h00 

Título original: Muppets from Space. País: Estados Unidos. Ano: 1999. Gênero: comédia, ficção científica. Direção: Tim Hill. Produção: Brian Henson e Martin G. Baker. Roteiro: Jerry Juhl, Joey Mazzarino e Ken Kaufman. Elenco: Dave Goelz, Steve Whitmire, Bill Barretta, Frank Oz, Jeffrey Tambor, Pat Hingle, Ray Liotta, F. Murray Abraham, David Arquette, Rob Schneider, Josh Charles, Joshua Jackson, Andie MacDowell, Kathy Griffin, Katie Holmes. 

Os Muppets descobrem que Gonzo é, na verdade, um extraterrestre, e que seus pais estão prestes a visitá-lo. Quando agentes do governo o sequestram, na tentativa de descobrir quando os alienígenas chegarão Terra, cabe a Caco e Piggy a tarefa de liderar a equipe de resgate. 

A produção é estrelada pelos artistas que manipulam os bonecos dos personagens e por atores como Jeffrey Tambor e Pat Hingle. O longa tem diversas atuações especiais de personalidades da dramaturgia como o saudoso Ray Liotta.  

O filme ainda conta com a participação de celebridades no elenco como os atores F. Murray Abraham, David Arquette, Rob Schneider, Josh Charles e Joshua Jackson, além das atrizes Andie MacDowell, Kathy Griffin e Katie Holmes. 

Criada pelo americano Jim Henson nos anos 1950, a franquia dos Muppets acompanha o convívio de animais, monstros e humanos em inúmeras situações. A produção ganhou o circuito de cinema depois de grande repercussão em programas especiais na televisão norte-americana.  

O universo ficcional do clássico cult conquistou uma legião de fãs com um show de variedades na telinha em que os personagens interagiam com muitos convidados especiais. As atrações conquistaram a audiência com quadros diversos como esquetes, números musicais e mágicas.  

Um dos produtos é uma série televisiva em formato de animação. A obra traz personagens como o sapo, a porquinha, o urso e outros inúmeros seres em versão infantil, como bebês. Nas histórias, eles vivem em um berçário. O desenho Muppet Babies fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.  

Reprise92 min.
Classificação indicativa: 12 anos 

— 

Sexta, 27 de outubro
Sessão Família: Piratas Pirados 

16h00 

Título original: The Pirates! In an Adventure with Scientists. País: Reino Unido e Estados Unidos. Ano: 2012. Gênero: Animação. Direção: Peter Lord e Jeff Newitt. Roteiro: Gideon Defoe. 

O Capitão Pirata é um dos mais atrapalhados navegantes dos sete mares e sua maré de azar o incomoda. Embora nem sempre bem sucedido em suas empreitadas, ele tem um sonho: vencer seus grandes concorrentes Black Bellamy e Cutlass Liz para levar o prêmio Pirata do Ano. 

O ganhador da cobiçada láurea será aquele que conseguir roubar mais. Com rivais extravagantes, que destroem navios inimigos e obtêm vultosas quantias, o Capitão precisa espantar a urucubaca que o prejudica para alcançar seu desejo quase utópico de reconhecimento. 

Para conseguir cumprir a árdua missão na trama ambientada no ano de 1837, o Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana. Sem sucesso, eles batalham contra diversos adversários e buscam saquear navios. 

As tentativas frustradas de pilhagem refletem o cotidiano do grupo. A bravura não é um dos fortes desses marujos. Tripudiados pelos seus pares, eles encaram uma triste realidade. A fracassada trupe de piratas tem o Dia do Presunto como ápice de sua rotina. 

Com uma vistosa barba, o comandante conhece duas figuras históricas: a enfezada Rainha Vitória e o famoso pesquisador Charles Darwin. A sorte do desastrado Capitão e de seus piratas começa a mudar quando eles resolvem invadir o navio da expedição científica coordenada pelo cientista. 

O então jovem biólogo britânico nota que o papagaio do Capitão, mascote do navio, é, na verdade, um Dodô, uma ave extinta. Darwin reconhece o animal raro para surpresa de todos. Ao constatar que seu bicho de estimação é precioso, o líder da claudicante tripulação observa que pode auferir lucros com essa descoberta. 

Ele acredita que a novidade tem muito potencial para proporcionar glórias, ouros, prêmios e até a amizade da temperamental Rainha Vitória. A monarca está sempre enraivecida com os ladrões dos oceanos que filam as riquezas da coroa. O comandante não imagina que pode estar caindo em uma perigosa armadilha que envolve um apetite gastronômico bastante singular. 

Charles Darwin vive acompanhado de um amigo macaco que interage por meio de cartazes. Ao lado da Rainha Vitória, o cientista apresenta cenas hilárias. A história aproveita o gancho para tiradas divertidas sobre a Teoria da Evolução e sacadas com sátiras à realeza britânica. 

A animação “Piratas Pirados!” tem direção de Peter Lord e Jeff Newitt. A equipe é responsável por sucessos como “A Fuga das Galinhas” (2000) e do vencedor do Oscar “Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais” (2005), atrações também desenvolvidas com a mesma técnica manual. 

Realizado em stop-motion, com registros quadro a quadro, com personagens e cenários de massinha, o filme tem a ajuda de recursos de computação gráfica quando conveniente para a trama. As técnicas conferem agilidade à história. Com cenário rico nos detalhes, as cenas conferem articulação e realismo ao valorizar sombras e movimentos. 

Repleta de aventuras, perigos e emoções, a divertida produção tem vários méritos. O filme prima por valores como lealdade e amizade. Também incentiva a criançada a persistir nos seus objetivos e em acreditar que é possível alcançar seus sonhos. 

Em terra firme ou no alto mar, os fora da lei representados na tela fazem badernas inacreditáveis que encantam e provocam risadas. As piadas encadeadas com inteligência em sequência motivam gargalhadas no público de todas as idades. 

O roteiro é uma adaptação de Gideon Defoe para o texto de seus próprios livros. A animação traz ótimos personagens e tipos icônicos no formato de bonecos de massa. O longa faz essa combinação ao revitalizar os estereótipos clássicos. 

A trilha sonora da produção também tem destaque. O longa-metragem infantil traz repertório diverso que mescla obras como “Garota de Ipanema” e “Also Sprach Zarathustra” a clássicos consagrados do rock britânico como “London Calling” e “Alright”. 

Reprise. 88 min.
Classificação indicativa: Livre 

— 

Sexta, 27 de outubro
Sessão de Cinema: O Som ao Redor
21h00 / 03h00 (madrugada de sexta, dia 27/10, para sábado, dia 28/10) e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Drama. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux. Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, Waldemar José Solha, Irma Brown, Lula Terra, Yuri Holanda, Clébia Souza. 

A vida numa rua de classe média na Zona Sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular, sob a liderança de Clodoaldo (Irandhir Santos). A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. 

Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. 

Inédito. 131 min.
Classificação indicativa: 12 anos 

— 

Sábado, 28 de outubro
Sessão de Cinema: Ela Volta na Quinta 

14h00 e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama. Direção: André Novais. Produção: Thiago Macedo Correia. Elenco: Maria José Novaes, Norberto Oliveira, Renato Novaes, André Novais Oliveira, Elida Silpe. 

“Alguém partiu, alguém ficou.” O drama “Ela Volta na Quinta” conta a história de Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.  

Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução.  

Norberto por sua vez fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal. A relação de Maria José e Norberto afeta a vida de seus filhos, Renato e André. Enquanto Renato pensa em casar e ter filhos com sua esposa, André só pensa em sair de casa e morar com sua namorada.  

O filme segue a linha dos curtas-metragens “Fantasmas” e “Pouco Mais de um Mês”, dirigidos por André Novais Oliveira, em que a direção é centrada em planos simples e nos diálogos naturalistas que surgem do cotidiano dos personagens, que se baseiam em pessoas reais. 

Inédito107 min.
Classificação indicativa: 12 anos 

— 

Domingo, 29 de outubro
Sessão de Cinema: Chão
14h00 e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2021. Gênero: Documentário. Direção: Camila Freitas. Roteiro: Camila Freitas e Marina Meliande. Elenco: Natalina Vó Cândida, Wilmar P.C. Fernandes, Valtenir Gomes, Elizabett Conceição, José Bento Reginaldo Pires, Eliane Aparecida do Prado, Nelson Guedes. 

Junto ao Movimento Sem Terra, um dos mais longevos movimentos populares brasileiros, Chão vivencia a ocupação das terras de uma usina de cana-de-açúcar em processo de falência. A despeito da estagnação jurídica e da aridez do agronegócio no sul de Goiás, o gesto da ocupação se firma em resistência e reinvenção de uma paisagem em disputa. Vó, PC e os mais de 600 acampados regam diariamente a utopia de um lugar por vir, em um futuro projetado para o horizonte ainda intocável da reforma agrária. 

Inédito. 112 min.
Classificação indicativa: 10 anos

Comentar