Instituto Bandeirantes e NCA promovem evento cultural gratuito em São Paulo

Cena do espetáculo “Vagamundo”. Foto: Danilo Ferrara

Para dar início às atividades culturais de 2024 no centro de São Paulo, o Instituto Bandeirantes e o Núcleo de Capacitação Artística (NCA) realizarão nesta quinta-feira (18) a primeira edição do ‘Primeiro Ato’ no Edifício Itália. Com curadoria de artistas e técnicos especializados em Arte e Educação, o evento terá programação variada e gratuita ao longo de 12 horas. O projeto também celebra o primeiro ano do NCA. Professores da escola, como Álvaro Petersen, Cris Eifler e André Pottes, estão entre os nomes que vão promover vivências do que pode ser encontrado nos cursos livres, como oficinas de circo, dança, teatro musical e de manipulação de bonecos. “A ideia é movimentar artisticamente a região central da cidade, comemorar esse primeiro aniversário e fazer com que esta seja uma proposta anual dentro do calendário da capital paulista”, ressalta Juliano Barone, diretor artístico do Núcleo de Capacitação Artística.

Com o propósito de democratizar o acesso à educação artística de qualidade, o ‘Primeiro Ato’ irá focar em formação, promoção de espaços para apresentações e fomento de diálogos entre profissionais e pesquisadores da área. Para acomodar todas as ações, serão ocupados três espaços: o Teatro Itália Bandeirantes, o Salão Nobre e a Sala Dario Fo. Na abertura, o público poderá acompanhar no palco a produção “Tudo acontece numa segunda-feira”, de Vinícius Piedade e Evas Carretero, sob direção de Silvana Garcia. No mesmo local, também acontecerão palestras sobre a vida e obra de Plínio Marcos; montagem teatral; o mercado de trabalho no audiovisual e palhaçaria. Nos demais ambientes serão realizadas oficinas e uma sessão de “Bodas de Sangue”.

Esta é uma iniciativa do Leitura às Cegas, desenvolvido por Yago Dionizio, que busca proporcionar acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual. Na sequência, será realizada uma discussão sobre a temática. O encerramento ficará a cargo do espetáculo “Vagamundo”, com Alberto Vizoso, Darlan Júnior e Thiago Cardoso.   

Prezando por uma cultura mais diversa e acessível, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, que irá disponibilizar intérpretes de Libras.

As inscrições para as atividades do ‘Primeiro Ato’ devem ser realizadas no site Sympla. Os interessados podem encontrar mais informações sobre a programação no Instagram oficial do NCA. 

Comentar