‘Globo Repórter’ celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil’ nesta sexta (16)

Divulgação/Globo

No “Globo Repórter” do dia 16/02 o programa estreia sua nova temporada celebrando os 150 anos da imigração italiana no Brasil, um marco para a história nacional, comemorado oficialmente em fevereiro de 2024. A apresentadora Sandra Annenberg e os repórteres Ilze Scamparini, Mário Bonella e Camila Marinho percorrem cidades brasileiras, contam a história dos descendentes de italianos que escolheram viver no Brasil e mostram o legado deixado no país. 

Do Porto de Gênova, onde embarcavam em navios com destino ao Brasil, a repórter Ilze Scamparini lembra da situação difícil que os italianos enfrentavam em busca de uma vida melhor. No Espírito Santo, onde desembarcou a primeira leva de imigrantes italianos a bordo do navio a vapor “La Sofia”, em 1874, o repórter Mário Bonella mostra as cidades capixabas que recontam a imigração italiana e como se estabeleceram em um novo país. E a repórter Camila Marinho conhece Dona Itália, que nasceu no navio ‘Biancamano’ a caminho do Brasil e desembarcou com 400 famílias para viver na Bahia. 

Em São Paulo, cidade que carrega grande influência em suas construções, com bairros tradicionalmente italianos, como a Mooca, que conta com o Museu da Imigração e também abriga o tradicional time de futebol ‘Clube Atlético Juventus’, Sandra Annenberg vai até a casa da família de um dos fundadores do clube e conta a história de descendentes que preservam paixões, tradições e a memória dos seus antepassados. 

A estreia da nova temporada do ‘Globo Repórter’ vai ao ar na sexta-feira, logo após o ‘BBB 24’.

Comentar