Globo Repórter 20/10/2023: Vaidade é o tema da edição

(Divulgação/TV Globo)

No “Globo Repórter” do dia 20 de outubro Sandra Annenberg discute a necessidade de aprovação alheia, a idealização da imagem e traz uma reflexão sobre autoamor, cuidado e quebras de padrões. A vaidade pode se manifestar de diversas maneiras e em diferentes níveis, sendo considerada por vezes positiva, outras negativa. Cada vez mais, pessoas procuram procedimentos estéticos em busca do corpo perfeito e os jovens não abrem mão dos filtros em imagens nas redes sociais.

O ramo da beleza está movimentando tanto os grandes centros, como as comunidades. No Rio de Janeiro, Sandra Annenberg conversa com Wallace Costa, o Rei das Unhas, que virou manicure aos 15 anos e hoje acumula, além da clientela, mais 400 mil seguidores nas redes sociais. A criatividade transformou a vida de Wallace, que saiu de uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, a Kelson’s, e hoje está construindo uma casa de três andares com a companheira. 

Em um curso de cabeleireiros em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, muitas mulheres que vão em busca de qualificação profissional têm histórias de luta contra a própria imagem. Uma pesquisa realizada em favelas revela que 70% dos moradores têm cabelos crespos, cacheados ou ondulados, enquanto a maioria dos cabeleireiros só tem referência de inspiração em mulheres brancas, loiras e lisas. No curso, elas aprendem a identificar os cabelos crespos e suas variedades como uma forma de abrir portas e, principalmente, aceitarem seus cabelos naturais. 

Para celebrar a beleza em estado natural, o fotógrafo Jairo Goldflus reuniu em livro retratos de 130 mulheres, famosas e anônimas, sem filtros ou maquiagens e conta ao programa como criou o projeto. Sandra Annenberg também entrevista a influenciadora Rafa Brites, que fez um explante mamário, conversa com especialistas sobre as doenças da beleza, os graves efeitos do uso de anabolizantes e a dependência das redes sociais.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 20, logo após ‘Todas as Flores’

Comentar