Globo Repórter 14/07/2023: Emprego é o tema da próxima edição

Beatriz Castro revele como o setor de o de energias renováveis é um dos que mais cresce no país. (Globo/Divulgação)

O “Globo Repórter” do dia 14 de julho prova que ainda há vagas e mapeia em várias partes do país postos de trabalho, áreas em crescimento hoje e do futuro. Além de trazer dicas sobre o que fazer para garantir um lugar nesse mundo competitivo e onde a procura é tão maior que a demanda de empregos. “Procura-se, costureiras e costureiros. Gente especializada em criação, corte e acabamento”, assim Fábio Castro, começa o programa, direto de uma confecção em Goiânia, onde a gerente de produção Lucilvânia Maria Cruz descreve qual o perfil que eles precisam para ocupar as vagas: “Estamos numa carência enorme, porque não estamos encontrando profissionais nessa área, costureiros, principalmente”.

Do interior de São Paulo, o repórter Paulo Gonçalves conta sobre outro setor que está gerando muitos empregos: o de logística. Em Itaquaquecetuba, ele visita um dos maiores galpões de logística do país, e descobre quais os postos estão carentes de profissionais especializados: motoristas de caminhão, operador de empilhadeira e analista de logística. “Candidatos, às vezes até tem, mas preparados para caminhões grande, você não acha essa mão de obra pronta, principalmente, se afastando das grandes capitais”, observa o empresário Ramon Alcaraz.

A energia eólica no sertão nordestino é combustível da esperança, mas exatamente no Araripe, entre os estados de Pernambuco e Piauí. Por lá, os ventos de, em média, 28 quilômetros por hora impulsionam um dos setores que mais crescem no país: o de energias renováveis. “120 metros de altura, hélices com 75 metros de comprimento. As torres estão cada vez mais altas e mais potentes. Uma torre dessas é capaz de gerar energia suficiente pra abastecer 8.800 residências. Nesse mercado tão aquecido e competitivo, as empresas investem cada vem mais em tecnologia e inovação para que os equipamentos possam produzir mais energia”, revela a repórter Beatriz Castro, que, visitou a escola técnica estadual, em Araripina, que já está na quarta turma do curso de energia renovável.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, após ‘Terra e Paixão’.

Comentar