Globo Repórter 14/04/2023: Saúde é tema do programa especial desta sexta

Globo Repórter
(Divulgação/TV Globo)

A famosa gargalhada não mudou com o tempo, mas é fato que ele fez de Fafá de Belém um símbolo de vitalidade. Não à toa, a cantora participa do ‘Globo Repórter’ do dia 14-04-2023. A edição especial fala sobre saúde, tema que ela discorre com propriedade. “Você tem que ser saudável e tratar a obesidade com seriedade e reaprender a importância de se alimentar bem”, defende ela na entrevista à repórter Lilia Teles, que assina a reportagem do terceiro programa especial da série dos 50 anos do jornalístico.

Em 1978, Fafá já tinha dado um depoimento ao programa, que, naquela época, na vanguarda sobre o tema, bem antes da popularização do conceito de gordofobia, se debruçou sobre a “ditadura da balança”. O texto de Sergio Chapelin, na apresentação, já questionava: “Como combater a gordura? É realmente necessário fazer regime? Até que ponto a mulher escolhe livremente ou é sugestionada? E as clínicas e remédios de emagrecimento? Fazem bem, ou fazem mal?”. Em seguida, Fafá aparecia se maquiando e cantarolando baixinho: “um jeito de tentação, um corpo roliço e bom, um cheiro de sedução, mulher…”

Questionada se tinha consciência de que era um símbolo sexual do brasileiro, ela respondeu com sinceridade, na época: “Eu sei que esta imagem me foi atribuída, eu acho engraçada. Nada contra, não… Eu acho que toda mulher gosta de ser considerada sensual, bonita e gostosa e eu adoro quando me chamam disso… A pior parte da minha vida foi quando eu tentei ser uma mulher magra. Então, de repente, quando eu me descobri, descobri meu corpo e que eu tinha que usar disso e não me envergonhar de ter o corpo que eu tenho. Aí, me tornei uma pessoa feliz”.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na sexta-feira, após o ‘BBB 23’

Comentar