Globo Repórter 02/12/2022: A nova longevidade no Brasil é o assunto da edição

(Foto: Reprodução/TV Globo)

O ‘Globo Repórter’ do dia 02 de dezembro se dedica a nova longevidade do brasileiro. Os repórteres Edney Silvestre e Janaína Lepri contam com a ajuda de especialistas e, sobretudo, de quem já está na terceira idade sem medo dos anos acumulados para responder a essas e outras perguntas.

Entre os destaques do programa, um estudo da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) – feito pela primeira vez no Brasil com cerca de nove mil pessoas acima dos 50 anos – revelou: a idade não é o principal indicador de saúde e independência entre as pessoas mais velhas. Atualmente, o que conta é a idade biológica. Ou, como chamam os pesquisadores, a Capacidade Intrínseca. Ao todo, cinco pilares constituem esse conceito do novo envelhecimento saudável – a cognição, a vitalidade, a mobilidade, o sensorial e o psicológico.

Em outras palavras: não basta apenas tem uma boa saúde física, é preciso ir além para viver mais e melhor. Isso quer dizer não somente ter uma boa alimentação, mas também conviver com uma rede de amigos, estar atento à saúde mental, além de estar sempre em movimento – tanto o corpo, como a mente. O programa mostra também que a idade não é um fator limitador para se iniciar algo novo. O cantor e compositor Leo Jaime, de 62 anos, fala sobre como a prática do ballet como atividade física o tem ajudado. “Foi quebrar preconceitos meus e da sociedade. Existe o medo do julgamento alheio”, assume o cantor.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar depois da novela ‘Travessia’.

Comentar