Globo Repórter 02/09/2022: O novo Museu do Ipiranga
O ‘Globo Repórter’ do dia 02 de setembro traz como tema o novo Museu do Ipiranga, cujas histórias dos bastidores da grandiosa reforma do edifício-monumento serão contadas a partir da perspectiva de quem trabalhou na recuperação do patrimônio histórico. São brasileiros que também vão compartilhar suas histórias pessoais, como a do paraense, que atuou como pintor na obra, e sonha ser cantor. Outro relato interessante é o da dentista que fez um caminho inverso: sempre morou no interior do estado de São Paulo e, após a aposentadoria, se mudou para a capital e trabalhou como restauradora na maquete da cidade, uma das obras primas do museu.
A apresentadora Sandra Annenberg também esteve no museu e aproveitou para fazer o registro de uma das estrelas da reinauguração: o famoso quadro de Pedro Américo que ilustra o “grito do Ipiranga”. A obra, que estará exposta do Salão Nobre, foi totalmente restaurada para a comemoração do fato histórico. Os repórteres Janaína Lepri e Filippo Mancuso estão à frente da reportagem do programa, que faz parte da programação especial da TV Globo sobre o bicentenário da independência do Brasil.
Ao todo, o Museu do Ipiranga ficou fechado por quase 10 anos. A partir da próxima semana, reabre com o dobro do tamanho e terá capacidade para receber até 11 exposições simultâneas. A estimativa é que o espaço receba de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano. No dia 7 de setembro – data exata dos 200 anos da independência do Brasil – os trabalhadores e suas famílias terão o privilégio de serem os primeiros a visitar o novo Museu do Ipiranga. Já o público em geral poderá visitá-lo a partir da próxima semana.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta, dia 2, vai ao ar logo depois de ‘Pantanal’.