Fim de ano no Sabor & Arte tem programação especial; confira os destaques

A apresentadora Larissa Januário (Divulgação/Sabor & Arte)


Nos últimos dias de 2023, o assinante do Sabor & Arte tem a oportunidade de rever o melhor da programação exibida pelo canal ao longo deste ano. São documentários, especiais e premiações que exaltam a gastronomia em todos os aspectos, com ênfase para a diversidade cultural e a produção de bebidas e alimentos.

A programação de fim de ano começa na tarde deste sábado (23/12), às 14h30, com uma dose dupla de documentários. Em Ulekẽi: A Busca pelos Sabores do Xingu, o chef Fábio Vieira viaja à região do Xingu, em Mato Grosso, para conhecer as comidas preparadas pelos indígenas da etnia Mehináku. Destaque para o biju, feito a partir da mandioca, e o wakula, uma espécie de pirão feito com peixe inteiro e espessado com massa de mandioca.

Na sequência, vai ao ar Le Cordon Bleu: Gastronomia Sem Fronteiras. O programa mostra o impacto da chegada do renomado instituto ao Brasil, destacando a conexão entre a arte culinária francesa, com práticas e técnicas desenvolvidas ao longo de gerações, e a diversidade da gastronomia brasileira. Fatos históricos são costurados com depoimentos de pessoas que ajudaram a escrever essa história de sucesso.

Mergulho por São Paulo, Rio de Janeiro e Japão

Também no sábado, a partir das 20h30, o jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo comanda Aniversário de São Paulo, uma retrospectiva das principais coberturas já feitas pelo Sabor & Arte na capital paulista, cidade recheada de restaurantes, bistrôs, bares, botequins e barraquinhas de comidas. Dentro da programação tem uma atração que celebra os 90 anos do Mercadão.

Em seguida, vem a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, programa que foi exibido originalmente em 8 de março. Nele, a apresentadora Larissa Januário recebe convidadas para lá de especiais: as chefs Paula Labaki, Cecília Padilha, Marília Archangelo e Mara Salles (do restaurante Tordesilhas).

Depois é a vez de Japão: Uma Experiência Gastronômica entrar no ar. Gravado na Japan House, em São Paulo, o programa mostra um jantar realizado em quatro tempos. Cada receita foi assinada por um chef convidado, harmonizada com os destilados artesanais de uma marca de luxo de uísque.

Ainda no sábado, os amantes do café vão poder conferir a cobertura do Rio Coffee Nation, ancorada por sua idealizadora Martina Barth d’Avila. O principal encontro sobre cafés especiais e orgânicos do Brasil tem como objetivo estimular a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar. Na pauta, a importância da sustentabilidade, do comércio justo e o incentivo ao turismo, entre outros temas.

Para fechar a noite da antevéspera de Natal, o assinante revê os melhores momentos do Mesa SP, evento no qual os visitantes provam pratos que fazem sucesso nos estabelecimentos da cidade, além de assistir palestras com autoridades do ramo e aulas de chefs renomados.

Queijos, vinhos e muita inspiração para comemorar

Entre 25 e 29 de dezembro, na próxima semana, a partir das 21h30, a faixa nobre do Sabor & Arte será tomada por uma combinação saborosa: programas especiais sobre vinhos serão exibidos entre duas atrações cujo protagonista é o queijo.

Para a iguaria derivada do leite, foram escolhidos episódios de Origens do Sabor e Rotas do Sabor. Também integram a lista: o especial O Melhor Fondue do Brasil e a série Que Seja Eterno Enquanto Cure, sob o comando de Dudu Prado.

Prado também gravou as duas primeiras pílulas de Prazeres da Europa: Queijos da França. Na fase final desse projeto, Josimar Melo embarca para Paris com a missão de desvendar a história e trazer curiosidades sobre a preparação dos principais queijos europeus de origem francesa, especialmente os mais populares no Brasil. Eles são reconhecidos há séculos por sua excelência, qualidade e diversidade de terroir – termo utilizado para se referir à região onde o produto é feito.

Já os apreciadores de vinho poderão conferir conteúdo multiplataforma da parceria entre o Sabor & Arte e a Revista Adega. Entre eles, estão o especial Descorchados e a transmissão da ProWine 2023. Com Christian Burgos, o assinante acompanha os bastidores da maior feira da indústria de vinhos e destilados da América Latina.

O clima de celebração no fim de noite vai se estender por toda a última semana do ano. A faixa das 23h reapresenta o especial de aniversário de dois anos do Sabor & Arte. Na série, chefs renomados se enfrentam e são desafiados a preparar uma receita surpresa, a partir da combinação potencialmente inusitada de dois ingredientes.

Premiações badaladas

Em 30 de dezembro, a programação especial de fim de ano se encerra com as principais premiações transmitidas pelo Sabor & Arte ao longo de 2023. A retrospectiva começa às 20h30, com a cobertura de Melhores da Gastronomia. Promovida pela revista Prazeres da Mesa, a premiação anual é a única do país que destaca não apenas os melhores do Brasil, mas os melhores de cada região.

Em seguida, é a vez da cerimônia anual de The World’s 50 Best Restaurants 2023 (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, em tradução livre). Realizado em junho em Valência, na Espanha, o evento é equivalente ao Oscar no mundo da gastronomia. No estúdio do Sabor & Arte, Josimar Melo e a apresentadora do programa Experimente, Cecília Padilha, comentam os resultados da edição.

Para finalizar tem a versão latina do mesmo prêmio: Latin America’s 50 Best Restaurants 2023. O evento aconteceu em 28 de novembro, no Copacabana Palace (Rio de Janeiro), e marcou a estreia do Sabor & Arte em transmissões ao vivo. 

Larissa Januário, do Jantar O Quê?, junta-se a Josimar Melo e Cecília Padilha no especial intitulado Latin America’s 50 Best Restaurants – Review. O programa reúne entrevistas no tapete vermelho, coletiva de imprensa pós-premiação e as celebrações. Esta exibição traz momentos inéditos, como um papo com o dono do estabelecimento ganhador, o restaurante peruano Maido, do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura.

Comentar