Filmes na TV Brasil de 22/01/2024 a 28/01/2024

Reprodução/TV Brasil

Na próxima semana a TV Brasil exibe filmes de aventura, drama, drama biográfico, documentário e animação. A emissora inicia a semana com a exibição do filme de aventura “Meu Querido Elfo”, na “Sessão Família”, que traz a história de uma mãe solteira que compra um apartamento antigo, sem saber que uma criatura mítica, um elfo, vive no apartamento há séculos. Confira a lista de filmes de 22 a 28 de janeiro.

Segunda, 22 de janeiro
Sessão Família – Meu Querido Elfo
16h00 e TV Brasil Play 

Título original: Domovoy. País: Rússia. Ano: 2019. Gênero: aventura, fantasia. Direção: Evgeniy Bedarev. Elenco: Sergey Chirkov, Ekaterina Guseva, Dmitriy Bedarev, Dmitriy Belotzerkovskiy, Mikhail Bespalov, Olga Ostroumova-Gutschmidt, Alexandra Politic, Anastasiya Abadzhidi.  

A trama russa de contos de fadas acompanha uma família que acaba de comprar um flat em um arranha-céu de Moscou. Eles não sabem que uma criatura mítica – um elfo doméstico – vive na residência há mais de um século.  

A arquiteta Vika (Ekaterina Guseva), mãe solteira da pequena Alina (Alexandra Politic), precisa encarar o misterioso ser dotado de poderes mágicos que se esconde e há anos usa truques contra os inquilinos no apartamento do antigo e imponente edifício.  

O elfo Domovoy (Sergey Chirkov) é contra moradores no local por causa de uma maldição imposta por uma bruxa contratada pela agente imobiliária para tirá-lo da residência. Agora, os novos donos da casa tentam fazer amizade com ele. A criatura mantém a propriedade e seu tesouro protegidos da perigosa feiticeira.  

Assim, além de travar uma verdadeira batalha contra o habitante indesejado, mãe e filha também precisam resistir às investidas da bruxa Mama Fima (Olga Ostroumova-Gutschmidt). A feiticeira quer se apossar da preciosidade escondida pelo elfo sob o assoalho do flat.  

Com direção de Evgeniy Bedarev, o filme russo de aventura e fantasia leva às telas a figura do “Domovoy”, criatura típica do folclore eslavo. Esse espírito doméstico é semelhante a um elfo, porém ainda mais travesso.  

Reprise90 min.
Classificação indicativa: 12 anos  

— 

Segunda, 22 de janeiro  

Cine Resenha: Hoje eu Quero Voltar Sozinho
21h00 / 02h30 (madrugada de segunda, dia 22/1, para terça, 23/1) e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Drama. Direção e roteiro: Daniel Ribeiro. Produção: Daniel Ribeiro e Diana Almeida. Direção de fotografia: Pierre de Kerchove. Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim.  

Leonardo é um adolescente cego superprotegido pela mãe em busca de sua independência. Com a chegada de Gabriel, o novo aluno da escola, aos poucos a vida do jovem começa a mudar. Passando pela descoberta da sexualidade, ele precisa lidar com os ciúmes da melhor amiga Giovanna e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo, além de ter que enfrentar o bullying dos colegas.  

Reprise. 96 min.
Classificação indicativa: 12 anos  

—  

Terça, 23 de janeiro
Sessão Família: Criação 

16h00

Título original: Creation. País: Reino Unido. Ano: 2009. Gênero: drama biográfico. Direção: Jon Amiel. Elenco: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam, Toby Jones, Benedict Cumberbatch, Ian Kelly, Guy Henry, Martha West, Anabolena Rodriguez, Paul Campbell, Zak Davies, Teresa Churcher, Freya Parks, Jim Carter. 

Charles Darwin (Paul Bettany) revolucionou a história da humanidade com sua extraordinária obra “A Origem das Espécies”. Inicialmente, suas ideias chocaram a sociedade, mas ao lado de sua família, em especial de sua esposa, Emma (Jennifer Connely), Darwin encontrou os maiores desafios a sua teoria. O pesquisador viveu um dilema entre fé e razão, amor e verdade. 

A trama acompanha a pacata vida de Charles Darwin em uma vila inglesa. Apesar de ser devotado à família, ele é, ao mesmo tempo, bastante distante deles. O filme destaca o relacionamento do estudioso com sua filha mais velha, Annie (Martha West), enquanto ele se dedica a escrever o clássico livro que marcou sua pesquisa. 

“Criação” mostra a incrível trajetória de Darwin e a ideia mais revolucionária da história. Dirigido por Jon Amiel a partir do roteiro de John Collee, o longa-metragem é baseado no livro “A Caixa de Annie”, de Randal Keynes, sobre a vida de seu tataravô, o cientista mais proeminente do mundo: Charles Darwin. 

Reprise. 109 min. 

Classificação Indicativa: 10 anos 

— 

Quarta, 24 de janeiro 

Sessão Família: Uma Amizade Verdadeira 

16h00 e TV Brasil Play 

Título original: Marshall, The Miracle Dog. País: Estados Unidos. Ano: 2015. Gênero: drama. Direção: Jay Kanzler. Elenco: Shannon Elizabeth, Matthew Settle, Lauren Holly, Lucas Carrol, Bill Chott.  

Um menino de 13 anos, Finn (Lucas McHugh Carroll), torna-se alvo de valentões em sua nova escola. Intimidado no colégio, ele está se sentindo sem esperança até que encontra o cachorro labrador Marshall, com quem cria um imediato laço de afeto.  

O animal está enjaulado em condições deploráveis, após ser capturado por um colecionador de cães que maltrata os bichos. Consciente, o garoto sabe que deve resgatar Marshall. Finn quer cuidar de seu novo amigo que está ferido e precisa de um veterinário com urgência.  

A trama de companheirismo entre Finn e Marshall obteve reconhecimento no circuito da sétima arte. O drama “Uma Amizade Verdadeira” recebeu o Prêmio de Escolha do Público de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de St. Louis. O longa também foi premiado como Melhor Filme de Família no Wild Rose Film Festival e no Belleville News Democrat.  

Reprise. 90 min.
Classificação indicativa: Livre  

— 

Quinta, 25 de janeiro
Sessão Família: Encantado 

16h00 

Título original: Charming. País: Canadá. Ano: 2019. Gênero: animação, fantasia, comédia. Direção: Ross Venokur.  

No dia de seu batizado, o Príncipe Felipe Encantado é amaldiçoado pela bruxa Morgana com um feitiço que faz com que todas as mulheres do reino se apaixonem por ele até que um dia em que não será amado por mais ninguém.   

A animação resgata as histórias de contos de fadas quando Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida descobrem que todas elas são encantadas pelo mesmo Príncipe. Elas ficam perdidamente apaixonadas assim que o veem.  

O Príncipe Encantado deve embarcar em uma viagem épica em busca de sua essência. Caso ele não encontre sua real alma gêmea antes de completar 21 anos de idade, todo o amor que Felipe conhece e existe no reino desaparecerá para sempre.  

O encanto só pode ser rompido com um beijo de amor verdadeiro. Assim, quebrar a maldição de Morgana será bastante difícil diante de tamanha adoração. Para cumprir o desafio em três etapas, Felipe encontra apoio na ladra Leonora Quinonez, que está imune ao seu galanteio e se traveste de homem para ajudá-lo.  

Reprise85 min.
Classificação indicativa: Livre  

— 

Sexta, 26 de janeiro
Sessão Família: Florence – Quem é Essa Mulher? 

16h00 

Título original: Florence Foster Jenkins. País: Estados Unidos, Reino Unido, França. Ano: 2016. Gênero: drama biográfico, comédia. Direção: Stephen Frears. Roteiro: Nicholas Martin. Elenco: Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg, Rebecca Ferguson, Nina Arianda. 

Na década de 1940, a rica herdeira Florence Foster (Maryl Streep) persegue seu sonho de se tornar uma grande cantora. Ela quer uma carreira como cantora de ópera. Infelizmente, sua ambição excede em muito seu talento. Para a socialite nova-iorquina sua voz é perfeita, mas para todos os outros soa absurdamente horrível. 

O seu companheiro, Bayfield (Hugh Grant), um aristocrata inglês, tenta proteger a amada a todo custo. Ele busca manter Florence longe da verdade de todas as formas, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco. Ele enfrenta seu maior desafio quando Florence decide fazer uma apresentação no Carnegie Hall.  

Inspirada em uma história real, a trama foi reconhecida em diversos festivais. Os protagonistas Maryl Streep e Hugh Grant tiveram diversas indicações e conquistaram prêmios pela atuação nesse divertido drama biográfico. 

Reprise. 111 min. 

Classificação Indicativa: 10 anos 

— 

Sexta, 26 de janeiro
Sessão de Cinema: O Som ao Redor 

21h00 / 02h30 (madrugada de sexta, dia 26/1, para sábado, dia 27/1) e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Drama. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux. Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, Waldemar José Solha, Irma Brown, Lula Terra, Yuri Holanda, Clébia Souza.  

A vida numa rua de classe média na Zona Sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular, sob a liderança de Clodoaldo (Irandhir Santos). A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa.  

Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.  

Reprise. 131 min. 

Classificação Indicativa: 12 anos 

— 

Sábado, 27 de janeiro
Sessão de Cinema: Isto é Pelé 

14h00 e TV Brasil Play 

País:Brasil. Ano:1974. Gênero:Documentário. Direção:Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto.  

O documentário destaca momentos importantes da carreira de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, como sua participação nas Copas do Mundo defendendo o Brasil, a despedida dos gramados pela seleção brasileira e, é claro, mais de 100 gols dos mil e alguns que o craque marcou em 18 anos de carreira.  

Narrado por Sérgio Chapelin, o filme revela imagens de Pelé correndo nas praias de Santos, orientando os jogadores infantis do time paulista, fazendo exames médicos no clube e praticando atletismo. Nas cenas de arquivo sobre a sua carreira de jogador de futebol, as primeiras imagens mostram a “volta olímpica” de Pelé no Maracanã, na sua despedida da Seleção Brasileira em 1971.  

A produção lembra a importância da participação do atleta do século na Copa do Mundo de 1958, mostrando em detalhes seus gols e jogadas principalmente na semifinal com a França e na final com a Suécia. Pelé, contudo, destaca seu gol contra o País de Gales que, segundo ele, lhe deu confiança para jogar como titular da seleção brasileira.  

As partidas da seleção brasileira nas Copas de 1962 (no Chile), de 1966 (na Inglaterra) e de 1970 (no México) também merecem atenção. Aparecem ainda gols e as jogadas de outros ídolos do futebol brasileiro. A brilhante participação de Garrincha no torneio recebe bastante destaque.  

Pelé imortalizou a camisa 10 da seleção e fez história no Santos. O filme mostra vários gols do atleta, especialmente o de número mil marcado em 1969 e a final com o Benfica em 1962. Além dos gols e das grandes jogadas, algumas cenas da violência em campo como a fratura do jogador da Alemanha em um jogo contra a seleção brasileira são mostradas em Isto é Pelé.  

O documentário encerra com mais imagens das despedidas de Pelé em 1971 e o seu belo gol na última partida (comemorativa) de Garrincha em 1973.  

Reprise70 min.
Classificação indicativa: Livre  

— 

Domingo, 28 de janeiro
Sessão de Cinema: O Pergaminho Vermelho
14h00 e TV Brasil Play 

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Animação, Fantasia. Direção: Nelson Botter Junior. Produção: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. Elenco: Nelson Machado, Any Gabrielly, Isaac Bardavid, Wendel Bezerra, Marina Sirabello, Viny Takahashi, Marcello Palermo, Alex Morales, Thayná Cavalcanti e Alex Minei.  

Nina é uma menina comum de 13 anos, cheia de conflitos pessoais. Certo dia, é transportada para o universo fantástico de Telurian. Neste mundo misterioso e análogo à Terra, habitado por diversas criaturas fantásticas, ela terá de superar diversos desafios em busca de um misterioso artefato para voltar ao seu lar.  

Reprise. 90 min. 

Classificação Indicativa: 10 anos

Comentar