Filmes da TV Brasil de 22/01 a 30/01/2022
Confira abaixo a lista de filmes que serão exibidos na TV Brasil entre 22 e 30 de janeiro. Nesta semana, a emissora apresenta filmes dos mais variados gênero, drama, comédia, infantil…
Filmes da TV Brasil – 22 a 30 de janeiro de 2022
Sábado, 22 de janeiro
Cine Retrô – O Jeca Macumbeiro
18h00, na TV Brasil
Ano: 1974. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Gilda Valença, Joffre Soares, Selma Egrei, Ivan Lima, José Mauro Ferreira, Maria do Roccio.
No filme “O Jeca Macumbeiro”, Amácio Mazzaropi é Pirola, um caboclo paupérrimo que vive em um casebre na fazenda de seu patrão, o coronel Januário.
A filha de Pirola, Filomena, é casada com Mário, filho do coronel. Um dia, Pirola recebe de Nhonhô, um velhinho amigo, a notícia de que será herdeiro e quando aceita um saco cheio de dinheiro, resolve deixá-lo na guarda do patrão.
Para apropriar-se do dinheiro de Pirola, o Coronel Januário se passa por um pai-de-santo pra lá de fajuto. O filme foi uma sátira ao enorme sucesso de “O Exorcista” e bateu a arrecadação deste nos cinemas do Brasil.
Reprise. 87 min.
Classificação indicativa: 12 anos
Horário: 18h00
—
Domingo, 23 de janeiro
Sessão Família – Encantado
14h00, na TV Brasil
Título original: Charming. País: Canadá. Ano: 2019. Gênero: animação, fantasia, comédia. Direção: Ross Venokur.
No dia de seu batizado, o Príncipe Felipe Encantado é amaldiçoado pela bruxa Morgana com um feitiço que faz com que todas as mulheres do reino se apaixonem por ele até que um dia em que não será amado por mais ninguém.
A animação resgata as histórias de contos de fadas quando Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida descobrem que todas elas são encantadas pelo mesmo Príncipe. Elas ficam perdidamente apaixonadas assim que o veem.
O Príncipe Encantado deve embarcar em uma viagem épica em busca de sua essência. Caso ele não encontre sua real alma gêmea antes de completar 21 anos de idade, todo o amor que Felipe conhece desaparecerá e existe no reino desaparecerá para sempre.
O encanto só pode ser rompido com um beijo de amor verdadeiro. Assim, quebrar a maldição de Morgana será bastante difícil diante de tamanha adoração. Para cumprir o desafio em três etapas, Felipe encontra apoio na ladra Leonora Quinonez, que está imune ao seu galanteio e se traveste de homem para ajudá-lo.
Reprise. 85 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
—
Domingo, 23 de janeiro
Cine Retrô –Robin Hood, o Trapalhão da Floresta
16h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1973. Gênero: comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Monique Lafond, Mário Cardoso, Jorge Cherques, Francisco Dantas, Olívia Pineschi, Milton Vilar, Cosme dos Santos, Zezé Macedo.
Robin Hood (Mário Cardoso) e seu bando estragam os planos do fazendeiro João Climério (Jorge Cherques) de se apossar das terras do irmão ausente. Durante um confronto, o herói é ferido e precisa ser substituído no comando do grupo. O atrapalhado Zé Grilo (Renato Aragão), peão modesto e confuso, é escolhido para assumir a liderança dos rebeldes.
Zé Grillo é auxiliado na missão pelo companheiro William (Dedé Santana), por uma varinha mágica e por uma pena protetora, fornecidas por um índio feiticeiro. Ao final, ele desmascara Climério e salva a bela Catarina (Monique Lafond) por quem é apaixonado.
Catarina escolhe ficar com Robin Hood e Zé Grilo termina sozinho, mas usa a farinha mágica para transformar seu burrico em um carro.
Inédito. 78 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 16h00
—
Domingo, 23 de janeiro
Cine Retrô – Zé do Periquito
03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 23/1, para segunda-feira, dia 24/1)
País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Ismar Porto. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nena Viana, Amélia Bittencourt.
Em “Zé do Periquito”, Amácio Mazzaropi interpreta Genó, um tímido e pobre jardineiro de um colégio que se encanta por uma das alunas, Carmem. A jovem é filha de um empresário bem-sucedido que passa por dificuldades financeiras.
Para poder conquistar a moça, Genó deixa o emprego de jardineiro e vai para outra cidade onde trabalha com seu realejo em busca de dinheiro. O realejo fica famoso e, em pouco tempo, Genó consegue uma pequena fortuna.
As filmagens foram realizadas nos Estúdios da Vera Cruz, com locações em Santos. O longa conta ainda com números musicais de Mazzaropi, Agnaldo Rayol e Hebe Camargo, Cely Campello, Tony Campello, George Freedman, Paulo Molin e Carlão.
Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 03h30 (madrugada de domingo, dia 23/1, para segunda-feira, dia 24/1)
—
Segunda-feira, 24 de janeiro
Sessão Família – As Aventuras de uma Super-Professora
14h00, na TV Brasil
Título original: Superjuffie. País: Holanda. Ano: 2018. Gênero: aventura, família, fantasia. Direção: Martijn Maria Smits. Elenco: Diewertje Dir, Hassan Slaby, Harry Piekema, Carly Wijs, Jeevan Dhanpat, Josephine Nollen, e Maarten Wansink.
A Srta. Josje (Diewertje Dir) parece ser uma professora comum. Ela acaba de chegar à nova escola em que vai lecionar e logo precisa lidar com uma sala de aula repleta de alunos sem um pingo de motivação para aprender. A moça de 20 anos tem uma vida pacata como educadora em uma escola primária.
Meio tímida e muito atrapalhada, ela descobre um misterioso artefato na parede de casa. Ao entrar em contato com o objeto, ela liberta uma força potente que se une ao seu corpo e lhe dá superpoderes incríveis. A professora precisa de coragem para vencer seus medos e encarar os desafios.
Ao ouvir o som emitido por um animal em perigo, ela dá uma mordida no giz e se transforma na Super Professora. Josje dispara pelo ar como um tornado verde a fim de salvar animais, com quem consegue se comunicar. A partir de suas novas habilidades, a professora usa os poderes especiais para proteger os bichos. Ela não consegue evitar o desejo, muitas vezes inconveniente, de realizar os resgates.
Algumas crianças descobrem o segredo da professora e ela conta com o sigilo deles. Quando Josje descobre uma conspiração contra o zoológico da cidade, a jovem e seus alunos terão a perigosa tarefa de defender o local sem revelar a identidade da nova heroína da região. Aí, ela precisa decidir se vai resgatá-los ou fugir.
O filme é uma adaptação literária baseada na série de livros homônima escrita por Janneke Schotveld.
Reprise. 84 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 14h00
—
Segunda-feira, 24 de janeiro
Cine Retrô – O Vendedor de Linguiça
22h00, na TV Brasil
03h15, na TV Brasil (madrugada de segunda, dia 24/1, para terça-feira, dia 25/1)
País: Brasil. Ano: 1962. Gênero: comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Maximira Figueiredo, Amilton Fernandes, Carlos Garcia, David Neto, Maria Helena Rossignolli, Anita Sorrento.
O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o personagem Gustavo, um vendedor de linguiça que, para conquistar sua freguesia, tem de ralar muito. Em meio a problemas com a família, vizinhos, e cachorros que adoram roubar suas linguiças, o comediante vive um banquete de situações engraçadas que vão fazer o público chorar de tanto rir.
O vendedor ambulante de linguiças sai todos os dias com seu filho Dudu (Carlos Garcia) a bordo de um pequeno caminhão e percorre os bairros da periferia de São Paulo oferecendo seu produto.
Flora (Maximira Figueiredo), filha de Gustavo, trabalha como empregada doméstica para patrões ricos e quando eles viajam, resolve passear pela cidade usando as roupas daquela família.
Durante esse passeio, a moça conhece o milionário Pierre (Amilton Fernandes) e ambos começam um namoro. Flora pega outras roupas dos seus empregadores a e dá ao pai e ao irmão Dudu, para fazer com que eles se passem por uma família rica.
A mentira é descoberta e todos vão parar na polícia enquanto Pierre sabe da verdade sobre a namorada através dos jornais. Mesmo assim ele quer continuar o namoro, mas a família dele tenta impedi-lo.
Entre as canções que fazem parte dos números musicais do filme estão “O Linguiceiro” e “Mocinho Lindo”, interpretadas por Mazzaropi; “Olhar de saudade”, cantada por Pery Ribeiro; “Não ponha a mão”, entoada Elza Soares; e “Poema do adeus”, na voz de Miltinho.
Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 22h00
Horário: 03h15 (madrugada de segunda, dia 24/1, para terça-feira, dia 25/1)
—
Terça-feira, 25 de janeiro
Sessão Família –Bugigangue no Espaço
14h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: animção. Direção: Ale McHaddo.
Quando o vilão alienígena Gana Gobler toma o poder da Confederação, sete alienígenas desajeitados conseguem escapar do cerco, mas sua espaçonave cai na Terra, ao lado da sede de um clube restrito a sete amigos, que aguardam algum acontecimento divertido para mudar sua rotina. Juntos, eles embarcam em uma emocionante aventura espacial para restaurar a paz no universo.
Animação brasileira em computação gráfica, “BugiGangue no Espaço” foi realizada, escrita e produzida por Ale McHaddo.
Reprise. 90 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
—
Terça-feira, 25 de janeiro
Cine Retrô – O Jeca e a Freira
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de terça, dia 25/1, para quarta-feira, dia 26/1)
País: Brasil. Ano de estreia: 1968. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Mauricio do Valle, Elizabeth Hartman, Carlos Garcia, Ewerton de Castro.
Em uma fazenda localizada numa cidadezinha no interior do Brasil, no século XIX, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um dos seus colonos. Ele se afeiçoa a menina como se fosse sua própria filha.
Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais.
Neste longa, o humorista Amácio Mazzaropi vive o protagonista e também dirige a comédia.
Reprise. 102 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 22h30
Horário: 03h45 (madrugada de terça, dia 25/1, para quarta-feira, dia 26/1)
—
Quarta-feira, 26 de janeiro
Sessão Família – Seefood – Um Peixe Fora D’Água
14h00, na TV Brasil
Título original: Seefood. País: China, EUA, Coréia e China. Ano: 2011. Gênero: animação. Direção: Aun Hoe Goh. Roteiro: Jeffrey Chiang.
O jovem tubarão Pup descobre que caçadores humanos estão roubando muitos ovos de seu recife. O personagem toma como missão pessoal salvar seus irmãos e irmãs não eclodidos. Com a ajuda de seus amigos, o animal marinho decide recuperá-los.
Para isso, ele deve sair do mar e enfrentar uma grande aventura no estranho e perigoso mundo dos seres humanos, a terra. Temendo pela segurança de Pup, o tubarão Julius se disfarça e o acompanha na missão, a fim de proteger seu melhor amigo.
Reprise. 93 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
—
Quinta-feira, 27 de janeiro
Sessão Família – Meu Japão Brasileiro
14h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1965. Gênero: comédia. Direção: Glauko Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Célia Watanabe, Zilda Cardoso, Carlos Garcia, Reynaldo Martini, Adriano Stuart Elk Alves, Francisco Gomes, Judith Barbosa, Bob Junior, Ivone Hirata, Luiz Tokio, Luzia Yoshigumi.
Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Amácio Mazzaropi vive um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.
Após muito penar em suas mãos, Fofuca articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Leão e seus filhos, entretanto, não vêem com bons olhos esta iniciativa e vão fazer de tudo para impedir Fofuca e seus amigos de conseguirem se dar bem neste Japão brasileiro.
Reprise. 102 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 14h00
—
Quinta-feira, 27 de janeiro
Cine Retrô –Sherlock de Araque
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 27/1, para sexta-feira, dia 28/1)
País: Brasil. Ano: 1958. Gênero: comédia. Direção e roteiro: Victor Lima. Elenco: Carequinha, Costinha, Fred, Celeneh Costa, Delorges Caminha, Carlos Tovar, Wilson Grey, Hamilton Ferreira, Mara di Carlo, Geraldo Meyer, Joel Vaz, Maurício Sherman, Carlos Imperial.
Atrapalhados, os guardas civis Sertório (Carequinha) e Deodato (Costinha) fazem a ronda noturna no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os dois reclamam do horário, pois Deodato mal vê sua esposa, que trabalha quando ele chega e vice-versa. Já Sertório não suporta a vizinhança barulhenta.
Deodato estuda os romances protagonizados pelo detetive Sherlock Holmes e usa a técnica de dedução dele para observar os moradores. Mas suas deduções são sempre equivocadas.
Os dois estão sempre às voltas com o notório batedor de carteiras Cabrobó (Hamilton Ferreira) e com as confusões causadas pelos jovens rebeldes do bairro, que se reúnem em um clube de rock local.
Quando ladrões cavam um túnel para roubar um cofre da loja de modas do Doutor Abreu (Delorges Caminha), os guardas têm, enfim, a chance de impedir um crime.
A comédia “Sherlock de Araque” é estrelada pelo humorista Costinha e pelo Palhaço Carequinha, que atua sem seus trajes circenses. O elenco ainda tem a participação de nomes como Maurício Sherman e Carlos Imperial. O produtor artístico ainda faz um número musical com Paulo Silvino.
Reprise. 80 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 22h30
Horário: 03h45 (madrugada de quinta, dia 27/1, para sexta-feira, dia 28/1)
—
Sexta-feira, 28 de janeiro
Sessão Família –Agente Mirim
14h00, na TV Brasil
Título original: Ace the Case. País: Estados Unidos. Ano: 2016. Gênero: infantil, aventura. Direção e roteiro: Kevin Kaufman. Elenco: Susan Sarandon, Ripley Sobo, Lev Gorn, Aaron Sauter, Marc Menchaca.
A mãe de Olivia (Ripley Sobo) sai numa viagem de negócios e deixa a menina sozinha em casa com seu irmão mais velho, o jovem Miles (Aaron Sauter) no comando da casa. Durante a primeira noite, Olivia adormece no sofá.
A garotinha acorda e não percebe que já é muito tarde. Olivia decide sair para caminhar com seu cachorro Charlie sem que Miles note sua ausência. Ela acaba testemunhando uma mulher sendo sequestrada nas ruas de Nova York.
Olivia corre para casa e avisa a Miles que a vizinha foi levada como refém, mas o rapaz não acredita na irmã. Na manhã seguinte, a menina explica o que aconteceu a polícia, mas os oficiais também não a levam a sério.
Apenas a detetive cínica Dottie Wheel (Susan Sarandon) escuta Olivia, mas mesmo assim também é cética quanto ao sequestro. Destemida, Olivia bravamente lança sua própria investigação e mostrar seu valor. A garota coloca sua vida em risco para desvendar o crime e salvar sua vizinha.
Reprise. 94 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 14h00
—
Sábado, 29 de janeiro
Cine Retrô – Jeca contra o Capeta
18h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1975. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Pirilo, Néa Simões, Fausto Rocha Jr, Rose Garcia, Jair Talarico, Leonor Navarro, Jorge Pires, Aparecida de Castro, José Mauro Ferreira, José Velloni, Carlos Garcia, Cavagnole Neto, Macedo Netto, Rui Elias, Luiz Carlos de Oliveira, Almerinda dos Santos.
Em uma pequena cidade do interior, a notícia da aprovação do divórcio alegra a viúva Dionísia (Néa Simões) que tem a ideia fixa de conquistar o caipira Poluído (Amácio Mazzaropi). Este, porém, é bem-casado e feliz. O caipira se vê obrigado a enfrentar a rica fazendeira que é obcecada por ter seu amor.
Uma morte controversa ronda o povoado e as suspeitas sobre o assassinato envolvem a família de Poluído. O filho dele é acusado injustamente pelo crime. Perseguido, o caipira foge para o campo. Perversa, a proprietária rural faz chantagem pelo homem por quem é apaixonada. A viúva Dionísia quer obrigá-lo a se divorciar da esposa na expectativa de que Poluído se case com ela.
Paródia tupiniquim do clássico filme de terror americano “O Exorcista” (1974), a comédia brasileira “Jeca contra o capeta” (1975) fez sucesso e obteve bastante repercussão no país. A gozação de Amácio Mazzaropi com a temática provoca risadas despretensiosas há várias gerações.
Campeão de bilheteria, o longa-metragem levou multidões para as salas de cinema. A trama de humor conquistou o público e teve números impressionantes para a sétima arte nacional na época, com mais de dois milhões e meio de espectadores.
Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 18h00
—
Domingo, 30 de janeiro
Sessão Família – Big Pai, Big Filho
14h00, na TV Brasil
Título original: The Son of Bigfoot. País: Bélgica, França. Ano: 2017. Gênero: animação, infatil. Direção: Jeremy Degruson, Ben Stassen.
Adam, um garoto de treze anos que não tem muitos amigos, parte em uma jornada ousada para desvendar o mistério por trás de seu pai, há muito desaparecido. Ele rapidamente descobre que seu pai não é outro senão o lendário Pé Grande, que se escondeu na floresta por anos para proteger a si mesmo e sua família da HairCo., uma empresa de grande porte ansiosa para realizar experimentos científicos com seu DNA especial.
Enquanto pai e filho começam a recuperar o tempo perdido, Adam logo descobre que ele também é dotado de super poderes inimagináveis. Porém, mal sabem eles que a HairCo. está prestes a encontrá-los, pois descobriu os rastros deixados por Adam ao longo do caminho.
Reprise. 92 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 14h00
—
Domingo, 30 de janeiro
Cine Retrô –Adorável Trapalhão
16h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano: 1967. Gênero: comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Renato Aragão, Amilton Fernandes, Neide Aparecida, Paulo Aragão, Suely Nunes, Maiza Mattos, Susy Arruda, Gilberto Martins, Lafayette Galvão, Déa Peçanha, Norma Suely e Têpa Ruiz.
O motorista Epitácio (Renato Aragão) trabalha para o viúvo José Luiz (Amilton Fernandes). O empresário musical tem três filhos pequenos: Elder, Beth e Suzy. As crianças são entregues aos cuidados de uma governanta, Miss McClary (Susy Arruda).
Os meninos adoram Epitácio. Decidido a arranjar uma esposa para o chefe, o faz-tudo tenta aproximar o patrão da professora Lúcia (Neide Aparecida), também aspirante a cantora, que leciona no internato para onde vão as crianças.
Após uma série de mal-entendidos, em meio a acontecimentos do mundo musical, saem todos para uma viagem. Nasce o namoro e, para a felicidade do motorista, o novo casal acaba realmente se entendendo por causa da ajuda desse divertido cupido trapalhão.
Inédito. 80 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 16h00
—
Domingo, 30 de janeiro
Cine Retrô – Chico Fumaça
03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 30/1, para segunda-feira, dia 31/1)
País: Brasil. Ano: 1957. Gênero: comédia. Direção: Victor Lima. Roteiro: Victor Lima e Alípio Ramos.
Chico Fumaça (Amácio Mazzaropi), assim conhecido por sua paixão pelos trens, é um caipira de Jequitibá, interior de Minas Gerais. Endividado, Chico perde sua vaca de estimação para o dono do armazém, Seu Elias (Domingos Terras), e vê o sonho de se casar com Inocência (Celeneh Costa) se distanciar ainda mais.
A sorte de Chico muda quando sua fixação por trens lhe permite evitar um descarrilamento. Um dos passageiros a sobreviver é um importante político, Dr. Japércio Limoeiro (Carlos Tovar).
Agradecido, Limoeiro resolve levar Chico para o Rio de Janeiro, então capital da República, a fim de lhe entregar uma recompensa. O político deseja, principalmente, usar a figura de Chico Fumaça em sua própria campanha para deputado.
No Rio, Chico se mete em várias confusões, conhece a vida noturna da capital e passeia pelas atrações cariocas. Também conhece uma quadrilha de vigaristas e uma vedete, que lhe tentam aplicar um golpe.
Chico precisará se superar para sobreviver às malícias da cidade grande e retornar à Jequitibá para se casar com sua noiva.
Reprise. 81 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 03h30 (madrugada de domingo, dia 30/1, para segunda-feira, dia 31/1)