Conversa com Bial 01/12/2022: José Júnior, fundador do AfroReggae, é entrevistado por Bial

(Foto: Divulgação/TV Globo)

No ‘Conversa com Bial’ do dia 01 de dezembro Pedro Bial conversa com José Júnior, um dos fundadores do grupo cultural AfroReggae, criado em 1993 como uma iniciativa para despertar o potencial artístico de jovens periféricos, afastando-os do tráfico. O AfroReggae surgiu logo após a Chacina de Vigário Geral, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro – um dos maiores massacres do país, com a morte de 21 inocentes.

José chegou a entrar diretamente em pontos de tráfico para resgatar jovens envolvidos com o crime, e o programa traz a participação de um deles, Diego Reymond, ex-traficante do Complexo do Alemão, hoje ator, parte do elenco de “Arcanjo Renegado” e “A Divisão”, ambos Originais Globoplay, criados em parceria com o empreendimento audiovisual do AfroReggae. Quando o conheceu, José conta que a primeira coisa que disse a Diego foi que ele levava jeito para ser ator. “Cumpri o que disse para ele 20 anos trás”, diz.

Hoje, o AfroReggae, além de continuar com as iniciativas culturais, está se digitalizando com o AfroGames, que desenvolve atletas de esportes eletrônicos e tem a pretensão de lançar um estúdio de música. A ramificação audiovisual se prepara para lançar, também em parceria com o Globoplay, “O Jogo Que Mudou a História”, série que conta a história pré-narcocultura e seu desenvolvimento. “O filme pega um período de 1977 a 1989 […], e tem uma partida de futebol que colocamos como ator e jogando craques como Cafú, Paulo Nunes e Carlos Germano. E Adílio como técnico”, explica José. Pedro Bial chama cenas exclusivas do título.

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’.

Comentar