Globo Repórter 09/12/2022: Muitas surpresas numa expedição pela Tanzânia

(Foto: Divulgação/TV Globo)

Paciência, resiliência e perseverança. Foi preciso ter um pouco de cada um destes atributos para subir o Monte Kilimanjaro, considerado o ponto mais elevado da África. Assim descreve a jornalista Giuliana Morrone no ‘Globo Repórter’ do dia 09 de dezembro em uma expedição pela Tanzânia. O monte é um vulcão adormecido, que está a 5.895 metros de altitude e é um dos destinos mais almejados por montanhistas de todo o mundo.

O país africano guarda várias surpresas registradas pelo programa, como o movimento migratório dos gnus, animais que parecem uma mistura de boi com bode. Andam em grupo mas, no período de seca, vão em busca de água e comida. A equipe do ‘Globo Repórter’ passou a noite em um acampamento para, no dia seguinte, acompanhar o fenômeno da migração, um dos mais impactantes do mundo animal. Outro destaque é o Parque Nacional de Serengeti, um dos maiores santuários da vida selvagem do mundo. É nesta região que é possível encontrar os chamados big five África – leão, o leopardo, o rinoceronte, o búfalo e o elefante. Por falar em leão, o “rei da selva” mais famoso dos filmes infantis foi inspirado em um de verdade: sim, o Simba existe e mora na Tanzânia.

O programa exibe uma entrevista exclusiva com Jane Goodall, primatóloga britânica que revolucionou a ciência com seus estudos sobre chimpanzés. Quando tinha 26 anos, Jane passou um período no atual Parque Nacional Gombe Stream, onde vivem os animais da espécie, na Tanzânia. A partir da observação, a pesquisadora descobriu que os chimpanzés sentem emoções muito semelhantes aos seres humanos.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar logo depois de ‘Travessia’.

A repórter e as mulheres da tribo Maasai. (Foto: Globo/Divulgação)

Comentar