Fantástico 22/01/2023: Reportagem sobre a fome no Brasil, Planeta Verde, Drauzio Varella e mais

(Divulgação/TV Globo)

No ‘Fantástico’ do dia 22 de janeiro traz a reportagem que mapeia a fome no Brasil. O repórter Marcelo Canellas volta ao caso da lavadeira que morreu de fome 15 dias depois de dar entrevista ao Jornal Nacional, há 20 anos.

O nanismo é o tema da nova série liderada pelo médico Drauzio Varella. Dividido em três partes, o material vai mostrar os desafios que pessoas com essa condição enfrentam e como os avanços da medicina estão melhorando a qualidade de vida para as novas gerações. Outra abordagem presente nesta produção será sobre as iniciativas que estão sendo tomadas para combater o preconceito aos portadores da doença, a luta por uma melhor acessibilidade e a inclusão.

“O nanismo é consequência de uma ação de genes que agem fazendo com que as cartilagens de crescimento se fechem antes. As cartilagens normalmente vão fazendo o crescimento dos ossos. Eles então nascem com uma estatura mais baixa e com algumas características anatômicas. Isso acontece por uma mutação genética. Existem vários tipos de mutações, e todas elas levam a este tipo de condição. A mais comum é chamada de acondroplasia. Cerca de 80% dos casos de nanismo ocorrem por causa dessa mutação. Além disso eles possuem outras características anatômicas. A cabeça é maior, os braços são mais curtos. As pernas também. Em geral o tronco tem dimensões normais e o rosto pode ter uma formação mais saliente”, explica o médico Drauzio Varella.

E ainda: No segundo episódio de Planeta Verde, um cardápio variado para muitas espécies da floresta tropical.

Apresentado por Maria Julia Coutinho – Poliana Abritta está de férias –, o ‘Fantástico’ deste domingo começa logo após o ‘Domingão com Huck’.

Comentar