Cuscuz Paulista não agrada e Rafaela é a primeira eliminada do “MasterChef”

Helena Rizzo experimenta o cuscuz de Rafaela. Divulgação/Band

Rafaela foi a primeira eliminada da 11ª temporada do MasterChef Brasil. No episódio desta terça-feira (11), ela teve que fazer um cuscuz paulista para escapar da eliminação. Por ser um prato muito diferente da receita com a qual está acostumada, a cozinheira se atrapalhou nos sabores e desagradou os jurados.

“É muito frustrante ir embora no primeiro episódio porque a sensação que eu tenho é que eu não consegui mostrar nem um terço de tudo que eu sei cozinhar”, desabafa a empresária em entrevista exclusiva ao Band.com.br. “O psicológico foi um fator que me abalou.” A competidora abre o coração e diz que a saudade de casa já estava grande. “A gente que vem para o MasterChef se afasta da família desde as primeiras etapas, então tem um tempo que eu não a vejo”, conta. “Eu vim em busca do meu sonho, mas com o coração lá.”

Não foi um dia de sorte para Rafaela. Na primeira prova, em que encarou o leilão de proteínas, a cozinheira amadora foi destaque negativo com ancho e caiu direto na eliminação, sem chance de se salvar no desafio de pressão e ir ao mezanino. No confronto final, ela teve que encarar um prato quase desconhecido. “Eu nunca comi o cuscuz paulista, eu nunca fiz, não sabia a textura. O que eu conhecia era muito raso, de uma revista de culinária”, descreve a participante. No improviso, pensou em fazer uma releitura baiana do prato: “O cuscuz, no Nordeste, é muito forte, e eu achei que tudo bem eu trazer um pouco da minha raiz.”

Rafaela mudou de ideia após a visita de Henrique Fogaça em sua bancada. Ainda assim, o resultado não agradou os jurados. “Tudo separado estava muito gostoso, mas não tinha uma identidade, um norte”, descreve. “No final, eu achei que ficou muito bonito, mas não é beleza, é sabor e, segundo os chefs, estava uma confusão.”

Religiosa, Rafaela acredita que há um motivo maior para que esteja saindo da disputa logo no começo. “Entendo que foi a vontade de Deus”, afirma. “Eu não fico me questionando para saber onde foi que eu errei. Eu não tenho nada a questionar.”

Ela diz que, mesmo com o resultado, não se arrepende de ter participado do MasterChef. “Quem está do outro lado não faz ideia”, pontua. “A gente, enquanto telespectador, recebe uma hora de programa e acha lindo, mas é muita coisa. São muitos detalhes, e eu não imaginava que era tão intenso.”

Rafaela fala também sobre seus planos após a eliminação. “Quero voltar para casa, ver minha família e voltar para a minha rotina de mãe, de nutricionista, de empresária e, mais para frente, ver as oportunidades que vão aparecer”, diz. “O que Deus preparar para mim, eu vou, eu estou pronta.”

Comentar