Com candidatas da região Norte, reality Prato Brasil é apresentado nesta quarta no canal Sabor & Arte

Larissa Januário e Tavinho Ceschi são jurados (Divulgação/Sabor&Arte)

Reality que conecta os universos do agronegócio e da gastronomia, Prato Brasil chega à segunda eliminatória regional. As candidatas da região Norte se enfrentam no episódio que vai ao ar nesta quarta-feira (24/7), às 22h, no canal Sabor & Arte.

Para avançar na competição, as candidatas apresentam receitas típicas para conquistar o corpo de jurados composto pelos apresentadores Larissa Januário (Jantar o Quê?/Sabor & Arte) e Tavinho Ceschi (Dia a Dia Rural/Terraviva); e o chef Cezar Copquel (Le Cordon Bleu). 

A apresentação do Prato Brasil está a cargo de Luly Barbero, da TV Tarobá. Criado pelo Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o programa também será exibido pelo canal Terraviva.

A candidata melhor avaliada nesta etapa se junta a Maristela Nicolellis, de Itapetininga (SP), vencedora da região Sudeste com sua deliciosa Opção Tropeira. Para a seleção das cinco finalistas do Prato Brasil, ainda restam as eliminatórias do Nordeste, Centro-Oeste e Sul. 

A grande campeã será conhecida no palco do Congresso Nacional das Mulheres do Agro, em outubro, e ganhará um workshop no Le Cordon Bleu, em Paris. A segunda e a terceira colocadas asseguram vaga em um curso de curta duração do renomado instituto de gastronomia em São Paulo.

Confira quem são as selecionadas da região Norte:

Adalgisa Mariano, de Manaus (AM) – Adalgisa é uma cozinheira de 63 anos, natural do Acre. Começou a se interessar por gastronomia ao adaptar receitas para o marido, que não consumia laticínios. Criada em um ambiente rural, ela é apaixonada pela gastronomia regional e orgânica.

Vivendo no Amazonas desde 2020, Adalgisa desenvolveu um interesse especial pelo cupuaçu, cuja amêndoa é a base para a produção de bombons e outros produtos. O ingrediente do qual ela tanto gosta não poderia ficar de fora da sua receita: pirarucu no creme de cupuaçu.

Neila Costa, de Belém (PA) – Nascida no interior de Belém, a advogada Neila Costa atua em demandas relacionadas ao setor agrícola. Paralelamente a profissão, ela nutre um profundo amor pela culinária: adora cozinhar pratos típicos, como o arroz paraense com tucupi, jambu e camarão seco, e o peixe filhote com crosta de castanha.

Para Neila, os momentos e encontros que acontecem ao redor de uma mesa conectam diferentes gerações. Enquanto sua mãe é uma de suas grandes referências na cozinha, ela ajuda a perpetuar essa paixão no filho. Participar do reality é uma chance de compartilhar a gastronomia do Pará e celebrar sua herança familiar.

Odileuza Ferreira Pereira, de Boa Vista (RR) – Com grande experiência na cozinha, a paraense Odileuza Pereira trabalha na área desde os 18 anos. Sua família tem uma ligação profunda com a gastronomia, especialmente com a culinária regional do Pará, como no preparo de peixes. 

No exercício de suas funções na Secretaria de Agricultura de Roraima, ela passa a maior parte do tempo no campo, viajando para comunidades rurais para dar suporte aos agricultores locais. Vai apresentar o prato Delícia Amazônica, cuja base é um pirarucu assado com uma crosta de ervas, servido com farofa de castanha do Brasil e molho de açaí.

Comentar